Portal do Aluno
Faculdades ITES
Projetos Eduacionais

História

 A Fundação Educacional de Taquaritinga – FETAQ, foi criada por Lei Municipal n° 2.845 em 21/05/1997, teve sua personalidade jurídica alterada em 03/12/2004, pela Lei Municipal n° 3.424.  

Entidade autônoma, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado é regida por seu Estatuto e administrada por um Conselho Curador composto por membros da sociedade.

Na data de 07/07/1997 toma posse o primeiro Conselho de Curadores da FETAQ,  este Conselho em 11/07/1997 cria a primeira unidade mantida pela FETAQ, o Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES, com a finalidade de ministrar cursos de graduação, tendo como objetivo entre outros,  estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

Inicialmente o ITES funcionava apenas no prédio 159 da Praça Dr. Horácio Ramalho.

Em Julho de 1998, autorizados pelo Conselho Estadual de Educação a funcionar os cursos de Administração com Ênfase em Marketing, Pedagogia e Ciências Contábeis, demos início as nossas atividades.

Com o crescente número de alunos, vindo das cidades vizinhas, passamos a ocupar também o prédio 187, e em 2000, mais um curso autorizado, passa a funcionar, Curso de Psicologia.

Contando já com 4 cursos, o ITES em 2004 coloca em funcionamento o Curso de Agronomia, hoje com unidade exclusiva para experimentos e aulas práticas, situado a Rua Gagliano Francisco Pagliuso, 455.

Em 2015 a aprovação do Curso de Engenharia Civil veio agregar ao Instituto mais um curso de graduação dentre os já ministrados.  

A FETAQ nestes anos de existência, cumpriu suas metas e objetivos propostos desde a sua criação, visando difundir a cultura em geral, através do ensino, pesquisa e formação profissional, elevando assim o nível cultural e educacional dos cidadãos da nossa região e do País.

 

MISSÃO

Apoiar o desenvolvimento da consciência profissional, social, e da cidadania, por meio da educação e cultura, nos mais variados segmentos da sociedade, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população.

 

OBJETIVO

A Fundação terá por finalidade o ensino, a pesquisa, a formação profissional e a difusão cultural em geral, visando à promoção e a elevação do nível cultural e educacional da região e do país, dando ênfase aos campos mais diretamente ligados ao aperfeiçoamento do homem e à preservação da cultura brasileira.

 

Hoje, a FETAQ se apresenta da seguinte maneira:

Mantenedora do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior “ Dr. Aristides de Carvalho Scholobach” – ITES, com 7 cursos autorizados e/ou reconhecidos em pleno funcionamento, sendo eles: Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Psicologia, Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.